Sobre André Luís Miranda

Tempo de leitura: 3 minutos

Sou soteropolitano e atualmente moro em Senhor do Bonfim, cidade localizada aproximadamente a 470 Km de Salvador, Bahia.

Sou profissional da área de Comunicação, bacharel em Educação Artística, com especialização em Design.

Ver meu currículo Lattes →

Tenho uma Agência de Publicidade, a Engendrar Comunicação.

Minha história profissional é interessante…

Em 1999, logo após minha formatura, fiz um curso técnico de Webdesign para compreender melhor com os sites eram desenvolvidos.

Acabei assumindo o lugar do professor.

Uma de minhas alunas era a Editora Chefe do Caderno de Informática do Jornal A TARDE, que na época, era o maior jornal em circulação da Bahia.

Ela me convidou para escrever artigos sobre a área devido a facilidade que eu tinha em me expressar.

Passei então, a ser Instrutor de Web Design e colunista de Jornal, com a Coluna Design na Web, sobre Comunicação e Cultura para Internet e com dicas sobre Webdesign.

A partir daí, iniciei uma carreira voltada para a educação.

Em 2002 fui contratado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) como Analista Tecnológico no SENAI Dendezeiros em Salvador, Bahia.

Parei de escrever para o Jornal A TARDE.

No SENAI, continuei como Instrutor e Analista Técnico…

Fui instrutor em diversos cursos: Computação Gráfica, Fechamento de Arquivos Digitais, Processo Produtivo Gráfico, Design de Embalagens e Gerenciamento de Cores. Ministrava também as disciplinas teóricas de História da Arte e do Design para o Curso Técnico em Comunicação Visual.

Como Analista Técnico, desenvolvi diversos projetos com empresas e comunidades locais nas cidades de Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Abaíra, através de cursos, palestras, seminários e treinamentos específicos para fomentar novas formas de renda através da Cultura das Comunidades destes Municípios.

Um dos períodos mais importantes da minha carreira profissional.

Professor Universitário…

Fui Professor Universitário na Faculdade Hélio Rocha onde ministrei aulas para os 2º, 3º, 4º e 8º semestres nas disciplinas: Design Gráfico, Tecnologia Gráfica, Laboratório de Produção Multimídia, Laboratório de Editoração I, Criação e Comunicação On Line, Indústria Editorial, Cultura e Indústria Cultural e como Orientador de Projetos Específicos (TCC´s).

Em minhas aulas, já utilizava a Metodologia Ativa sem saber, sempre provocando os alunos para que eles buscassem o conhecimento ao invés de esperá-lo chegar.

E, o tempo foi passando…

Ministrei cursos de extensão em diversas instituições baianas nos cursos de Comunicação como Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Design Gráfico e Webdesign.

Em 2007 larguei tudo e passei a morar no interior.

Em 2012 me envolvi com política…

Fui Chefe de Gabinete e candidato a vereador.

Foi bom. Aprendi a lidar melhor com pessoas.

Foi ruim. Deixei minha profissão de lado por 4 anos. E, descobri que o mundo é muito mais escroto do que eu achava que era.

Aprendi a esperar o inesperado sempre.

Em 2016 resolvi deixar a política e reabri minha Agência de Publicidade.

Em 2019 voltei a fazer uma faculdade. A Faculdade AGES, no curso de Direito.

Foi aí que tudo (RE)começou…