O método ativo de ensino aprendizagem

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagine uma sala de aula onde professores “não ensinam” e alunos aprendem com mais facilidade, criando uma conexão pessoal com sua experiência acadêmica, onde, os alunos são o centro da ação.

Parece utopia não é mesmo?

Pois, é exatamente isso que o Método Ativo de Ensino Aprendizagem, conhecido como Metodologia Ativa oferece.

Afinal, o que é ser o centro da ação?

É ser responsável pela construção do seu próprio conhecimento.

E, foi exatamente isso que aconteceu comigo logo na primeira semana de aula…

Atualmente, faço o 2º Semestre de Direito na Faculdade Ages de minha cidade, que tem como forma de ensinar a Metodologia Ativa.

Como já tenho uma formação através do método tradicional, achei tudo muito estranho no início…

Grupos de alunos dispostos em círculos, contato direto com professor que, ao invés de ficar na frente da sala falando e falando por mais de 50 minutos, interage com a gente, estimulando nossa reflexão através de um caso sobre um determinado assunto.

Para falar sobre o assunto, que é voltado sobre a disciplina estudada, são necessários alguns direcionamentos.

Destacar algumas palavras que você não conhece no texto, outras que ajudarão na construção da compreensão, perguntas voltadas para o entendimento do assunto, objetivos que traçam os porquês daquele assunto, uma hipótese que demonstre se você concorda ou não com o que proposto no texto, um mapa que conceitue e um texto sintetizando as ideias, perguntas, objetivos, onde agora, sua hipótese deve ser defendida e um mapa deve ser construído.

Tudo isso feito através dos grupos de estudos.

E, que deve ser apresentando pelo grupo para os outros grupos e para o professor.

É exatamente isso que a Metodologia Ativa proporciona: experiências de aprendizado, através do aprofundamento, melhorando o seu desempenho acadêmico e o seu crescimento pessoal.

Uma interação cuja base é o seu compromisso com o aprendizado, mas sem deixar de lado a participação de todos, onde novas situações irão requerer de você novas soluções.

E, a Metodologia Ativa permite – quando você realmente se compromete – mais preparação para esses desafios, transformando você em um “tomador” de decisão mais centrado e seguro.

Não existe o conteúdo certo nem o errado. É uma construção contínua de conhecimentos.

Legal não é mesmo?